sexta-feira, 6 de julho de 2012

1 Na Minha Estante: Os Homens que não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson



Seção nova no blog! o/ Ok, inicialmente eu nem tinha pensado em falar de literatura por aqui, mas com quase todas as séries boas em hiatus, ultimamente estou lendo mais do que assistindo qualquer coisa. E como ainda não tenho o próximo livro das Crônicas de Gelo e Fogo, acabei pegando emprestado com uma amiga esse que é o primeiro da trilogia Millenium. Ela já tinha falado muito bem da história, eu sabia que tinha sido adaptada para o cinema, mas  só isso. E qual não foi minha surpresa quando comecei a ler?

(Isso não é uma resenha. Sem spoilers.)


Primeiramente que eu não sabia muito bem o que esperar de um livro com esse título. Poderiam muito bem ser um drama ou algo bem denso. Mas trata-se de um romance policial, envolvendo principalmente crimes e abusos contra mulheres. Em nenhuma hipótese chega a ser uma bandeira feminista ou incitar qualquer debate político nesse sentido, mas ainda é uma história com conteúdo.

“Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.”

Não vou entrar em detalhes porque senão perde a graça, mas adianto que a trama envolve desde golpes financeiros e problemas familiares a desaparecimento e assassinatos. A trama principal, principalmente da forma como é apresentada, lembra um pouco os mistérios das histórias da Agatha Christie, mas isso acaba se revelando só a ponta do iceberg, e o livro vai muito além.

Stieg Larsson tem uma escrita extremamente agradável, não é direta a ponto de cortar o suspense, nem prolixa a ponto de ser cansativa. Os personagens não são aqueles obviamente e absolutamente irresistíveis, mas é impossível não se cativar, principalmente por Libeth. Ninguém vai classificá-lo como “o livro da sua vida”, mas com certeza vale cada segundo da leitura.


Ps.: Estou começando o segundo livro da série, “A menina que brincava com fogo”. Quando terminar, posto minhas considerações.

Pps.: Sobre o filme, não assisti pois me falaram que tem um spoiler enorme do segundo livro, então não recomendo para quem pretender ler a série antes.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Socorro, amor!
    Você deve postar pelo menos mil vezes por dia nessa seção de literatura. Você tem um gosto muito bom e sabe descrever muito bem as coisas. @___@

    Façamos assim, lerei esse livro que você indicou e depois a gente comenta. Vou baixar, pq tô pobre, you know it.

    COMO VOCÊ CONSEGUE DEIXAR AS PESSOAS TÃO CURIOSAS SEM SOLTAR SPOILERS? Você é do céu!

    AHUAHHAHUAHUUHAHHUAHUAH
    No mais, gostei muito da análise, só tem ficado melhor seus posts.

    Quando começa a seção de realitys mesmo? =p

    ResponderExcluir

Leu? Curtiu? Não curtiu? Comente aqui! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...