Desde que falei da trilogia
Millenium nesse post fiquei com isso na cabeça, de escrever alguma coisa sobre
livros e cinema, então acabei casando com a idéia de uma seção nova que eu já
estava querendo criar e aqui estamos pra listar 5 Luxos e 1 Lixo no que diz
respeito a adaptações de obras literárias para o cinema.
Ultimamente, com a explosão
desses romances do Nicholas Sparks e cia., parece ter virado uma fórmula fácil
de lucro recontar no cinema as histórias desses livros. Se deu certo com O
Senhor dos Anéis, uma das mais complexas histórias de ficção já escritas, por
que não daria certo com outras, não? Pois bem. O caso é que mesmo que os
resultados nas bilheterias sejam economicamente satisfatórios, dificilmente a
obra nas telas fica à altura do original em papel e tinta, principalmente aos
olhos dos fãs mais fanáticos apaixonados
exigentes.
Mas entre erros e acertos dá pra
garimpar muita coisa boa ainda e, aqui, me proponho a listar cinco adaptações
que gostei e uma que não gostei. Obviamente só considerei as obras que conheço
nas duas versões (em papel e em filme), então já aviso que não tem O Poderoso
Chefão e um monte de coisa por isso. Ademais, isso não pretende ser um ranking
ou uma lista definitiva nem nada, mas só uma seleção simples em ordem de
lembrança e gosto pessoal provavelmente duvidoso.
# Laranja Mecânica (A Clockwork
Orange)
Livro: Antony Burgess (1962)
Filme: Stanley Kubrick (1971)
Já tinha ouvido falar muito bem
do filme, mas não tinha assistido ainda quando li o livro, há muito tempo numa
galáxia distante e, veja bem, ainda bem, porque apesar do texto ser ótimo, a
adaptação acerta muito em tudo e provavelmente eu teria preguiça de ler o livro
se tivesse deixado pra depois. Kubrick deu vida própria ao seu filme. Nada é
como eu imaginava enquanto lia, mas ao mesmo tempo é tudo perfeito e
incrivelmente surreal. Única coisa que a adaptação perde um pouco é no
vocabulário particular criado pelo Burguess, que é bem legal pra esmiuçar no
livro.
# O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings)
Livro: J.R.R. Tolkien (1954/5)
Filme: Peter Jackson (2001/3)
Digam o que quiserem, pra mim, O
Senhor dos Anéis é um dos filmes mais bem-feitos da história recente do cinema.
Que seja as pequenas mudanças na história, a personalidade um pouco (ou muito)
afetada de alguns personagens, as cenas cortadas... no balanço geral, OSdA
ainda é uma saga épica. Peter Jackson fez um filme capaz de satisfazer os fãs
da série e ao mesmo tempo cativar quem nunca tinha escutado a história, o que
não é pouca coisa, principalmente se considerando o volume e a densidade da
obra.
# O Auto da Compadecida
Peça: Ariano Suassuna (1955)
Filme: Guel Arraes (2000)
Ok que deve ser mais fácil
adaptar uma peça que já vem basicamente pronta do que roteirizar um livro todo,
mas não tinha como deixar de fora essa delícia. Confesso que vejo pouco cinema
nacional, e talvez ainda menos comédias, mas O Auto é uma das melhores coisas
que já vi, nas duas categorias. A história toda já era ótima por si só, mas a
atuação do elenco eleva a coisa pra outro nível. Cinema nacional de qualidade, muito bom!
# Ensaio sobre a cegueira (Blindness)
Livro: José Saramago (1995)
Filme: Fernando Meirelles (2008)
Não vou dizer que o filme é
excelentíssimo e muito menos que é superior a obra original, mas acredito que
seja um filme acima da média. Claro que boa parte do mérito disso vem da
própria história, que por si só é sensacional, mas ainda assim elenco e direção
entregam uma produção muito decente. Considerando que Saramago não é a coisa
mais gostosa do mundo de se ler, o fato dos personagens não serem chamados pelo
nome a ausência de parágrafos e pontuação em geral que tornam a leitura bem
cansativa, o filme acaba saindo como um retrato bonito da obra, ainda que um
pouco superficial
# Watchmen
Quadrinhos: Alan Moore / Dave
Gibbons (1986/7)
Filme: Zack Snyder (2009)
É uma graphic novel, mas tenho que citar porque é uma das minhas
adaptações favoritas ever. Vi o filme
primeiro e na verdade nem conhecia nada da história até então, mas saí do
cinema apaixonada. Ainda não tinha nem entendido tudo direito, tive que ver de
novo depois, mas o filme é tão foda e a produção é tão bem feita que dá pra
sentir que tinha algo especial ali, e se tornaram meus heróis favoritos desde
então, o que só se confirmou quando li a HQ. Não entendo muito de quadrinhos,
não li SinCity e Sandman ainda não saiu do papel, mas a categoria está mais que
bem representada aqui. Super herói de/para gente grande.
# O Código Da Vinci (The Da Vinci
Code)
Livro: Dan Brown (2003)
Filme: Ron Howard (2006)
Ok, aqui a lista de opções estava
grande, mas por fim optei pelo filme que apresentou o pior resultado, mesmo
tendo mais orçamento e um livro facílimo de trabalhar em relação a outras
opções que considerei. Até hoje não sei como conseguiram pegar uma história tão
interessante, dinâmica e “vendável” e transformar em um filme tão chato e mal
feito. Sem emoção nenhuma, socorro.
Bom, essa foi minha pequena contribuição ao tema. Muita coisa deixei de lado porque só tinha visto o filme ou lido o livro, outras ignorei porque realmente não me importam e Harry Potter não citei pois sou incapaz de analisar a série racionalmente xD
Outras idéias?
See ya!
testando
ResponderExcluirHarry Potter é tenso. Os livros são mto bons mas os filmes, socorro! Tirando a parte 1 do último filme, nada mais salva ! haha :D
ResponderExcluir