sábado, 2 de abril de 2011

2 JunkieBox: Dez Bandas que Conheci Através de Séries

Responda rápido: de onde vem o trecho “I’ll be there for you...”? Todo mundo que viu UM episódio sequer de Friends na vida se lembra dessa música de abertura. E como é possível esquecer Joe Cocker cantando With a Little Help From My Friends, dos Beatles, na abertura de Anos Incríveis?

Há algum tempo a trilha sonora é parte também essencial dos filmes e séries. Não é difícil encontrar outros exemplos como os citados acima, de músicas que se tornaram marca registrada de filmes e séries. Por outro lado, também é possível citar vários cantores e bandas que tiveram sua carreira deslanchada depois de aparecer ou figurar na trilha de algum programa de televisão.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de bandas que gosto muito e cujo meu primeiro contato foi através de alguma série. Meu critério aqui foi meu gosto pelas bandas, e não pelos seriados (o que explica Smallville estar na lista, e House não xD). A lista também está em ordem aleatória e não expressa exatamente minha preferência pelas bandas citadas. So let’s go!




Smallville


Apesar de ter desistido da série há muito tempo (o que não é surpresa nenhuma né, surpreendente mesmo é eu ter agüentado CINCO temporadas antes de desistir), uma coisa devo admitir: a trilha sonora era ótima. Claro que você deve estar pensando “pelo menos isso, né”, e é verdade: alguma coisa tinha que fazer toda aquela enrolação, atores péssimos e histórias mal-contadas valerem a pena! E a trilha sonora, senão consegue salvar a série, pelo menos a torna mais “assistível”. Da enjoadíssima Save Me da abertura, até o sempre presente Lifehouse, tudo era melhor que Jota Quest e Detonautas que tocava o dia todo nessa época. Apesar de o pop-rock e country melosinhos dominarem quase todo o set-list da série, tive boas surpresas com The Flaming Lips, cujo hit Fight Test está no primeiro Soundtrack da série, The Talon Mix Vol.1, e Stereophonics, que toca em vários episódios e aparentemente virou meio que tema da série com a música Superman (que eu não gostei muito, as outras são melhores).


#1 The Flaming Lips
Fight Test



#2 Stereophonics
Maybe Tomorrow




The OC


A trilha de The OC ditava o tom pop-moderninho da série, e parecia ter sido escolhida pelo próprio Seth Cohen. Acabei conhecendo muita coisa nova através de série e do The Bait Shop, o barzinho que o pessoal freqüentava e que volta e meia apresentava shows das bandas de estrelavam a trilha sonora do seriado. Foram nesses shows que conheci as três próximas bandas: Rooney, primeira banda a tocar na série, quando eles vão a um show deles no final da primeira temporada; Death Cab For Cutie, citada na série como banda favorita do Seth e presente no The OC Mix- Vol.2 e The Killers, que tocam a grudenta Mrs Brightside no The Bait Shop, na segunda temporada.


#3 Rooney
I'm shakin'



#4 Death Cab For Cutie
A Lack of Color




#5 The Killers
Mrs. Brightside




One Tree Hill


Mesmo tendo abandonado depois da sexta temporada, vai ser sempre minha série teen favorita. Depois do basquete, com certeza a “temática” mais explorada na série foi a música: Peyton tinha uma coleção de discos de dar inveja, Lucas estava o tempo todo escutando mp3, Hayley chegou a virar cantora e sair em turnê. Além disso, volta e meia algumas bandas surgiam do nada para dar uma palhinha em Tree Hill, e o vocalista do Fall Out Boy chegou até a fazer uma participação como pretendente da Peyton. Apesar de músicas lindíssimas e marcantes (como o I Don’t Wanna Be da abertura e Heartbeats na final do jogo no 4x09), One Tree Hill me apresentou três bandas que figuram entre minhas favoritas hoje: Shout Out Louds, que também aparece na trilha de The OC, mas que fui conhecer mesmo com a música Please Please Please que está no CD One Tree Hill - Vol.2 e The Kooks e Band of Horses, que aparecem no The Road Mix (One Tree Hil Vol.3).


#6 Shout Out Louds
Please Please Please



#7 The Kooks
Naive



#8 Band of Horses
The Funeral




Grey’s Anatomy


Uma série com tantos episódios épicos e momentos dramáticos tinha que ter uma trilha sonora à altura, né? E nesse sentido Grey’s não deixa nada a desejar: impossível esquecer Chasing Cars tocando na season finale da segunda temporada ou Breathe no episódio da bomba. Entretanto, a banda que mais me chamou atenção na série foi o The Fray, que estourou com o hit How To Save a Life.


#9 The Fray
How To Save a Life




Gilmore Girls


Na verdade é mais uma menção honrosa à minha série favorita de todos os tempos. Apesar de ter mais “la la las” do que músicas marcantes, Gilmore Girls cita vários cantores e bandas no decorrer da história e tem até um show do The Bangles em um episódio. Em outro, o 4x17, Rory e Paris vão para a Flórida no feriado e rola um show do The Shins no clube onde elas estão. Como eu já era fã da banda na época, adorei a participação. Eles também estão na trilha sonora da série, com a música Know Your Union.


#10 The Shins
Know Your Union




Tenho certeza que tem muita coisa boa que ficou de fora, mas acho que deu pra colocar em perpectiva um pouco da trilha sonora de algumas séries, e ao mesmo tempo retratar, em linhas gerais, meu gosto musical. That's all for now!


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Da que estão aí, só vi de verdade The O.C., mas a trilha era incrível! Smallville eu gostava, mas aí foi ficando muito insuportável pra mim e eu parei. Tenho vontade, muita vontade, de ver One Tree Hill e Grey's Anatomy, porque todo mundo fala bem, mas a preguiça é maior =/

    Ótimo post, super criativo :D

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de várias bandas que você citou e ainda de quebra conheci outras legais! Thanks :)

    ResponderExcluir

Leu? Curtiu? Não curtiu? Comente aqui! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...